Por que o nome Colégio Jean Piaget?
Foi o filósofo e psicólogo suíço Jean Piaget quem descobriu que as crianças não pensam como os adultos – têm sua própria ordem e sua própria lógica. Muito mais do que serem “recipientes” a serem preenchidos com o conhecimento, como fazia a pedagogia tradicional, elas são “ativos construtores de conhecimento, como cientistas que criam e testam suas próprias teorias sobre o mundo”.
Para Piaget construir o conhecimento é aprender, segunda uma estrutura de construção, uma história pessoal e coletiva, um espaço de localização subjetivo. Assim o sujeito e o conhecimento se constroem. Isso quer dizer, para que haja aprendizagem, não basta a transmissão da informação, por mais competente que ela seja. É o sujeito quem, fazendo as relações, associando o novo ao já conhecido, vai construindo o conhecimento, segundo a sua estrutura em formação. Não é que todos os dias terão de reinventar a roda, mas o sentido da roda será construído em cada sujeito, de acordo com os esquemas de compreensão que já adquiriu. A mesma roda, para uma criança de um ano, certamente terá significado diverso da roda para um físico.
A obra de Piaget é conhecida no mundo e continua a inspirar trabalhos científicos em psicologia, educação, sociologia e epistemologia.
Ao grande Piaget, a nossa pequena homenagem!